No último encontro da nossa oficina de leitura e produção de textos, iniciamos a tarde com uma reflexão sobre alguns pontos negativos que usos dependentes ou indevidos das NTIC's provocam, prejudicando a leitura e a escrita efetivas. Diante de tanta amplificação de possibilidades de interação e de produção com várias linguagens no ambiente virtual, como vimos no encontro anterior, não podemos esquecer, também, de alguns riscos e prejuízos que as NTIC's produzem, caso o sujeito não reflita sobre o assunto. Veja nas charges, a seguir, diversos textos que provocam a reflexão acerca da ideia de "evolução" que está por trás de tanta tecnologia:
Numa discussão com a participação de todos os presentes, houve contribuições no sentido de críticas ao uso excessivo dos mecanismos tecnológicos e da dependência de aparatos midiáticos até para realizar tarefas simples do dia-a-dia. Também várias pessoas se identificaram com algumas das imagens e refletiram se vale a pena, por exemplo, conversar com pessoas da própria família e dentro de casa através de celulares e computadores, quando se pode conversar face a face. O que parece é que na contemporaneidade a nossa sociedade está mais interligada e menos tocada, como afirmaram alguns. Nesse sentido, questionou-se o conceito de "evolução" que sempre acompanha qualquer inovação tecnológica da informação e da comunicação. Será que há sempre e mesmo evolução?
Foi aberto um espaço, no fim, para os participantes que chegaram até o fim da oficina de 30h poderem manifestar as suas impressões, tecerem as suas críticas e sugerirem outros encontros, atividades e textos. Tudo isso acompanhado de biscoitos e refrigerantes num clima bacana de amizade que foi a marca registrada desse grupo maravilhoso durante os 10 encontros.
Ficamos por aqui com a revisão de todos os conteúdos trabalhados nesses 10 encontros da oficina. Nas próximas postagens, vejam alguns dos trabalhos de produção textual dos oficinandos que participaram, resultados finais de grande valor para todos os envolvidos!











Nenhum comentário:
Postar um comentário