sexta-feira, 6 de março de 2015

2º Encontro - Concepções de leitura

Assim como foi a nossa discussão em torno da linguagem e de suas 3 concepções básicas (como expressão do pensamento; como instrumento de comunicação estruturalista e como interação sociodiscursiva), também discutimos, ontem (dia 05/03), sobre os diversos tipos e concepções de leitura e de escrita. Nem sempre ler e escrever foram vistos e praticados da mesma maneira nas diversas sociedades e nas mais variadas situações. Portanto, com a finalidade de fixar um pouco essas concepções, vamos relembrar:

Tipos e formas de práticas de leitura:

Leitura oral - de memorização (comum nas sociedades da Antiguidade, de parte da Idade Média e nas ágrafas (que ainda existem algumas atualmente))


Leitura passiva de acompanhamento (encontro com a "verdade" universal - sagrada) - (comum nos monastérios medievais, pressupõe a hierarquia leitor autorizado > leitores que passam os olhos e memorizam)


Leitura de reflexo (encontro com a "verdade" subjetiva (local)) - (época do individualismo burguês e do realismo nas representações)


Leitura de entretenimento (de imaginação) - (encontro com as "mentiras" universais e locais; considerada por muitos não utilitária, leitura que não adquire conhecimento, mas será que é isso mesmo?)


Leitura de conhecimento (reflexão) - (leitura desconfiada, que se exige mais do que o que se encontra no texto)


Se basearmos a leitura nas 3 concepções básicas de linguagem teremos:

1 - Leitura de reflexo (passiva) - busca da intenção do autor; ignora a bagagem cultural do leitor e os elementos sócio-históricos envolvidos no ato de produção do texto e no próprio ato de leitura.

2 - Leitura de decodificação - também passiva; necessita domínio das regras e funções dos elementos linguísticos para a decodificação da mensagem no ato de comunicação.

3 - Leitura de produção de sentidos (dialógica) - ativa e interativa; envolve um diálogo do leitor com o autor através do texto, que produz sentidos; aqui importa o autor, o texto, o fora-do-texto e a própria leitura.


“A leitura vai, portanto, além do texto (seja ele qual for) e começa antes do contato com ele. O leitor assume um papel atuante, deixa de ser mero decodificador ou receptor passivo. E o contexto geral em que ele atua, as pessoas com quem convive passam a ter influência apreciável em seu desempenho na leitura. Isso porque o dar sentido a um texto implica sempre levar em conta a situação desse texto e de seu leitor. E a noção de texto aqui também é ampliada, não mais fica restrita ao que está escrito, mas abre-se para englobar diferentes linguagens.” (MARTINS, 1994, p. 32-33; grifo da autora);


Na próxima postagem, relembraremos um pouco das concepções de escrita!

REFERÊNCIAS:

ANTUNES, I. C. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

CALVET, L. Tradição oral & tradição escrita. In: NETTO, W. F.; VIEIRA, M. de F. (Trad.). São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

FISCHER, S. R. História da leitura. In: FREIRE, C. (Trad.). São Paulo: Editora UNESP, 2006.

GOULEMOT, J. M. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, R. (Dir.); NASCIMENTO, C. (Trad.); PÉCORA, A. (Intr.). Práticas de Leitura. 2.ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. p.107-116.

HIGOUNET, C. História concisa da escrita. In: MARCIONILIO, M. (Trad.). São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARTINS, M. H. O que é leitura. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez; Campinas-SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1993.

SANT’ANNA, A. R. Lendo o Brasil (Central do Brasil, o filme). In:______. Ler o mundo. São Paulo: Global, 2011.

TRAVAGLIA, L. C. Concepções de linguagem. In:______. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.

Imagens de leitura e de escrita: www.google.com.br.




Nenhum comentário:

Postar um comentário